2014/06/03

QUANDO A EXPERIÊNCIA ABRE PORTAS À CERTIFICAÇÃO


Foi um autêntico espectáculo de celebração com música e dinâmicas de talk show de televisão. Centenas de adultos diplomados passaram  pelo palco do Le Phare em Tournefeuille, nos arredores de Toulouse confirmando  que  valeu a pena o esforço despendido para concluir o processo de VAE – Validação dos Adquiridos através da Experiência. O reconhecimento e validação de competências em França está bem e recomenda-se.

Carlos Ribeiro
artigo para INFONET
Correspondente e membro do Editorial Board


Foram cerca de oitocentos adultos da região Midi – Pyrénées que estiveram no dia 19 de Maio passado no centro da cerimónia pública realizada no sul de França, para celebrar as Victórias da VAE (Validação dos Adquiridos através da Experiência). Sessões deste tipo ocorreram no passado em vários locais emblemáticos da terra cantada por Claude Nougaro, mas nunca com a magnitude e o brio comunicacional e institucional de 2014. Houve apresentação de testemunhos, mesas redondas, debates, entrevistas, música popular, jazz e um convívio que juntou de forma entusiástica adultos diplomados, formadores, técnicos de orientação, peritos pluridisciplinares, eleitos da Região, académicos e dirigentes de instituições locais.
Percursos desafiadores

Jean Luc Guitard desde que saiu de França, à procura de melhores condições económicas e sociais, tropeçou sistematicamente na questão dos diplomas. Em Inglaterra pediram-lhe experiência e discernimento para as novas funções que exerceu na sua nova ocupação profissional. A informalidade dominou essa fase do seu percurso. 


Mas quando chegou ao Canada precisou de comprovar formalmente as suas competências para aceder a cargos de responsabilidade e consequentemente desencadeou um processo de VAE em França para prosseguir a sua carreira. Fê-lo não sem colidir com os obstáculos que ainda permanecem no sistema gaulês, que lida com alguma dificuldade com percursos erráticos fora do sistema tricolor. A mobilidade internacional faz apelo a sistemas de validação e reconhecimento de competências que  precisam de ser ajustados aos ritmos e às necessidades destes novos percursos e perfis profissionais globais. É o que se depreende também do caso da atleta da ex-Jugoslávia Daniela Petkovic que ao longo dos anos foi assumindo responsabilidades cada vez mais elevadas no hand-ball gaulês tendo chegado a directora técnica federal da Liga Profissional do Midi-Pyrénée. Ela só pôde manter aquelas funções por ter desenvolvido um processo de VAE de nível superior particularmente exigente e ter consolidado um quadro teórico e técnico que trouxe do seu pais de

origem, mas que infelizmente não tinha qualquer reconhecimento em França. Hoje é formadora de outros treinadores e valoriza a VAE como um instrumento de importância crucial no mundo do desporto a nível internacional.
VAE internacional precisa-se!
O responsável nacional do sistema francês de VAE no Ministério da Educação, do Ensino Superior e da Investigação, Norbet Jaouen lançou o mote na Mesa Redonda que teve lugar depois dos
testemunhos ao afirmar que a forma inteligente de promover a VAE a nível internacional consiste na sua ligação estratégica com as empresas.

 São as unidades empresariais que valorizam a relação operacional entre competências desejadas para um posto de trabalho e competências estruturadas e desenvolvidas  noutros contextos económicos e sociais pelos candidatos ao emprego. Jaouen defendeu uma articulação entre os sistemas de VAE dos países com fortes ligações económicas neste quadro promissor da cooperação internacional. Este sentido de valorização foi partilhado pelos restantes participantes da Mesa mais representativa do próprio lema do encontro de Toulouse “ A VAE sem fronteiras”, Pierre-Alain Besançon e Patrick Rywalsky da Suiça e Carlos Ribeiro de Portugal.
Desfile e Jazz
No final da sessão houve um autêntico desfile no palco central de centenas de adultos  que receberam um Troféu das mãos dos eleitos e dos responsáveis institucionais da Região. O seminário encerrou com o desempenho musical de um agrupamento de jovens músicos de jazz que desenvolvem as suas competências no âmbito das escolas ligadas ao famoso Festival “Jazz in Marciac”.

https://www.facebook.com/media/set/set=a.10152397807332365.1073742071.686562364&type=1&l=bc03b7d787
http://youtu.be/2oa1FV9ajDA
http://youtu.be/SxF1EufIxaQ